É o processo de unir metais por derretimento das peças e, em seguida, usando um enchimento para formar uma junta. Isso pode ser feito usando diferentes fontes de energia, de uma chama de gás ou arco elétrico para um laser ou ultra-som.

Até os primórdios do século 20, a soldagem foi feita através de um processo conhecido como soldagem forjada, que consiste em aquecer as peças a serem consertadas e depois martelar até que elas se amalgamam. Com o advento da eletricidade, o processo tornou-se mais fácil e rápido, e desempenhou um papel importante na cena da indústria durante a Primeira Guerra Mundial e II.

Existem diferentes processos de soldagem em uso nos tempos modernos:

A soldagem por arco é feita através do uso de uma corrente elétrica, e pode ser realizada usando equipamentos baratos.
A soldagem a gás é amplamente utilizada para trabalhos de reparação, especialmente em qualquer coisa envolvendo tubos e tubos. É comum no setor de jóias, bem como para conectar plásticos e outros materiais que não suportam temperaturas mais elevadas.
A soldagem por resistência envolve o uso de chapas de metal adicionais para encaixar as peças a serem soldadas. É o mais respeitador do meio ambiente de todos os métodos, mas requer equipamentos dispendiosos que não podem ser usados em todas as situações
A soldagem por feixe de energia, também conhecida como soldagem por raio laser, é uma das técnicas mais modernas utilizadas. Este método é rápido e preciso, mas o alto custo do equipamento torna proibitivo para muitas indústrias.

A soldagem não pode ser feita com todos os tipos de metais, pois alguns materiais, como o aço inoxidável, são propensos a quebrar e distorcer quando sobreaquecido. As ligas são particularmente problemáticas, uma vez que é difícil conhecer a composição química exata do metal.

A soldagem tornou-se altamente automatizada na última década, e o uso de robôs agora é comum em certas indústrias, como as fábricas automotivas.

É possível soldar itens em condições incomuns, incluindo o submarino e no espaço exterior. A soldagem subaquática é amplamente utilizada no reparo de tubulações e navios, enquanto que o que é realizado no espaço atualmente está sendo pesquisado como uma maneira possível de montar estações espaciais e outras estruturas.

Equipamento de proteção de soldadores

Qualquer forma de soldagem oferece riscos para a saúde do operador. Para minimizar esses riscos, devemos usar equipamentos de soldagem e equipamentos de proteção como capacetes de soldagem, luvas, jaquetas de couro e, em alguns casos, aparelhos de respiração.